quinta-feira, 24 de março de 2016

# Dicas Diversas

Momento do Estudante!

Aprendendo a Escrever

"O que é uma Resenha Crítica, como se faz e dicas sobre esse gênero textual tão importante que muitas vezes não nos importamos em explorá-lo."


   Nos últimos anos  um grande número de alunos do Ensino Fundamental e Médio durante as  aulas de Língua Portuguesa e/ou Redação, se preocupam unicamente em aprender e aperfeiçoar a Redação Dissertativa Argumentativa, com o objetivo de conseguir uma boa nota no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e lógico, isso não é ruim, no entanto muitos erram ao se interessar e aprender apenas um, único, gênero textual, quando existem vários outros, por exemplo: a Crônica, a entrevista, o conto e etc. Hoje, depois de muito tempo sem publicar nada, venho “falar” sobre um gênero textual que é muito cobrado durante o curso superior e muitos alunos entram nas Universidades sem saber o que é ou tendo uma pequena noção sobre o mesmo e acabam por enfrentar obstáculos difíceis. Por isso vamos abordar de forma rápida e objetiva a Resenha Crítica.


O que é uma Resenha Crítica?


  É um gênero textual, principalmente da esfera jornalística, que visa descrever um livro, filme, peça teatral entre outros objetos culturais. Tendo a finalidade de estimular ou desestimular o leitor sobre determinado assunto abordado. Além do mais, aumenta a interpretação de quem escreve. Não podemos esquecer de falar sobre a peça fundamental de uma Resenha Crítica que, logicamente, é a crítica. Ela é a essência do texto e é nela que muitos caem, pois a crítica é a analise pessoal (Sua Análise) do tema abordado, seja sobre futebol ou um filme. Para não vacilar é necessário que o escritor conheça sobre o assunto, tenha lido vários outros textos que abordem a mesma questão para que sua interpretação, argumentação se torne sólida e fundamentada, como diz um querido professor "Não se critica aquilo que não se conhece".

Como se faz?


  Não há  mistério de como escrever uma Resenha Crítica, é simples, mas exige muita leitura, conhecimento, organização e interpretação.
   Primeiro passo: É ter lido e estudado sobre o tema abordado e ampliado seu conhecimento sobre ele.  Segundo passo: A descrição que deve conter informações sobre o autor, suas obras (se for um livro ou texto)e sua relação com outros autores. Contendo também a descrição do que é falado no seu objeto.
  Exemplo: Resenha Crítica sobre o livro “X”; quem é o autor? Quais são suas obras? Sua relação com outros autores? O que está escrito no livro?...Terceiro Passo: A organização e a Coerência são fundamentais para sua resenha Crítica (e para qualquer outro gênero textual). Antes de fazer o texto oficial, escreva rascunhos, o quanto puder, leia e releia observe se a Crítica está bem fundamentada, se os termos estão organizados se os parágrafos estão ajustados e coerentes

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  Algumas dicas!!! 


  Leia, muito, antes sobre o assunto, busque várias fontes e opiniões de especialistas sobre o objeto em questão. Como diz meu Professor de Introdução ao Estudo do Direito: “Não se crítica sem  conhecer antes.”, por isso a importância de saber antes de escrever. Avalie sua resenha para conferir se não está faltando alguma informação, se o seu ponto de vista está bem posto. Leve a professores para que eles analisem também o seu texto. E não se esqueça de verificar a organização e o português do seu texto.
    De forma bem rápida, como havia “dito”, abordei a resenha Crítica e aos aspirantes a autores, como eu, recomendo que façam disso um exercício, pois a sua visão crítica, o seu conhecimento, a interpretação  melhoram e expandem a medida que vocês vão escrevendo uma resenha Crítica, no entanto escrever crônicas, contos e outros gêneros textuais é muito importante. Espero que tenham gostado do post. Comentem, mandem opinião e se alguém quiser publicar uma resenha crítica é só me procurar pelo facebook, https://www.facebook.com/RosaLiciaaa que terei o prazer de publicar no All. E sigam    http://allfleur.blogspot.com/


 Referências:

CEREJA, William Roberto, MAGALHÃES, Thereza Cochar. Texto e Interação.2°edição. São Paulo. Atual Editora, 2006.

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